A OCASIÃO FAZ O LADRÃO
As empresas nacionais e multinacionais estão se aproveitando da crise na
Argentina para comprar mercadorias em grande quantidade para estocarem e lançar
no mercado interno do Brasil como se fossem produtos de produção nacional, ou
seja, vão misturar os produtos argentinos em embalagens de produtos nacionais.
Esse artifício é para não fazer concorrência com os produtos nacionais porque
os empresários compram na Argentina a baixo custo por causa do Real estar super
valorizado com relação ao Peso Argentino. Com pouco Real se compra muito na
crise Argentina.
Os empresários brasileiros não querem colocar na praça
mercadorias argentinas abaixo do preço dos produtos nacionais pois serão
criticados e pressionados pelos produtores nacionais que serão prejudicados com
a concorrência. Como sempre é o povo que se ferra.
Por exemplo, o leite no Brasil está escasso
e a preços exorbitantes e ainda por cima os produtores vem diminuindo o peso de
todos os produtos nacionais, seria uma boa, que todos os produtos voltassem ao
peso normal anterior de acordo com o Congresso Nacional. Veja abaixo:
"Em meio à
alta da inflação, um artifício para camuflar a elevação dos preços se tornou
frequente: a redução das embalagens, com diminuição do volume e da quantidade
de produtos, sem a proporcional redução do preço. Se a quantidade do produto
diminui mas o preço é o mesmo, isso é publicidade enganosa, pois induz o
consumidor ao erro. Trata-se da velha tática da indústria de reduzir a
embalagem ou o peso dos pacotes, enquanto os preços dos produtos continuam
iguais ou até aumentam. O consumidor tem a ilusão de continuar a pagar o mesmo
valor, mas leva uma quantidade menor do produto pra casa — a inflação é, assim,
camuflada". Fonte: Agência Senado.
O governo ou produtores nacionais colocassem esses produtos Argentinos
nas prateleiras dos supermercados a preços baixos para forçar os produtores nacionais
a baixarem os seus produtos no mercado interno. Não só o leite, mas todos os
produtos que estivessem superfaturados no varejo.
A crise Argentina está sendo boa para os empresários desonestos que está
acostumado a estocar e prender os produtos e na falta deles na praça subirem os
preços e só soltam as mercadorias estocadas quando o mercado está inflacionado
a preços altos.
Ernani Serra
Pensamento: Se o desonesto soubesse a
vantagem de ser honesto, ele seria honesto ao menos por desonestidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário